quinta-feira, 25 de junho de 2020

Primeiro caso de COVID19 confirmado em São Pedro dos Ferros

A prefeitura municipal de São Pedro dos Ferros, através de seu perfil oficial no facebook, confirmou o primeiro caso de Coronavírus na cidade.

Leia a nota na íntegra:

"Bom dia a todos.

Estamos aqui hoje, infelizmente, para CONFIRMAR O PRIMEIRO CASO POSITIVO PARA COVID-19 EM NOSSO MUNICÍPIO.

O paciente não apresenta sintomas e está afastado juntamente de seus contatos próximos, em isolamento domiciliar pelo período indicado pelos protocolos de saúde e sendo monitorado diariamente pela equipe municipal de saúde.

É importantíssimo à população entender que uns dos locais de maior exposição de contaminação pelo vírus continua sendo os locais de assistência da saúde e temos notado, com o passar dos dias, que a população tem deixado de lado as medidas de isolamento social e uso de máscaras, procurando assistência à saúde por motivos que não são emergenciais.

Fazemos o apelo, novamente, para que procurem a assistência à saúde somente em casos de extrema necessidade. Indo por outros motivos, as pessoas estão se expondo a um risco de contaminação desnecessário.

O vírus chegou na nossa cidade. Isso é um fato. Queremos que todos saibam que estamos seguindo todas as medidas estabelecidas pelas autoridades técnicas, que são profissionais que estudaram e se habilitaram para agirem em momentos como este. Devemos confiar nas autoridades de saúde. E é com essa posição que estamos aqui também para esclarecer sobre os testes rápidos para a população.

As notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde deixam claro que os testes rápidos devem ser feitos somente em pacientes SINTOMÁTICOS, ou seja, que apresentem sintomas de síndrome gripal (febre associada a coriza, tosse, dor de cabeça, diarreia, dificuldade de respiração). Isto porque o risco de um resultado falso positivo ou falso negativo em pacientes assintomáticos é alto.

Lembramos, ainda assim, que o teste está disponível na rede privada para quem, mesmo sem sintomas, tiver vontade de fazê-lo, ressaltando que o resultado só apresenta segurança se o exame for realizado a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Na rede pública (SUS) os testes serão realizados conforme os protocolos exigem e conforme recomendação médica.

Testes não salvam vidas. Comportamentos sim.
Fiquem em casa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário