Anúncio

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ícones de nossa cidade: Dr. Edmundo Rocha


O Dr. Edmundo Rocha nasceu em 18 de abril de 1896, em S. Sebastião de Entre Rios, hoje cidade de Raul Soares, sendo seus pais: o farmacêutico Rufino Martha de Rocha e D. Jovelina de Abreu Rocha.
Em março de 1909, iniciou os seus estudos preparatórios no antigo e acreditado colégio do Caraça, transferindo-se em 1912 para Juiz de Fora. No Grambery prosseguiu nos seus estudos de humanidades. Fez parte do Grêmio Literário, “Coelho Neto” ocupando o cargo de bibliotecário. Mais tarde, juntamente com Belmiro de Medeiros, passou a redigir “A Miragem”, interessante revista literária de Juiz de Fora, órgão do Grêmio “Coelho Neto”.

Em 1913 perante a Faculdade livre de Direito de Belo Horizonte prestou os exames de admissão matriculando-se em 1914 no curso jurídico. Durante o seu curso acadêmico colaborou em vários jornais do Estado, ocupando os lugares de orador oficial do “Clube Acadêmico” e redator da “Revista Acadêmica”. Promoveu o congresso da mocidade 1917 em Belo Horizonte, justificando então uma moção de simpatia a mocidade francesa, que foi entregue ao professor George Dumas uns dos presidentes de honra do congresso.


Em março de 1919 terminou seu curso jurídico e abriu sua banca de advocacia nesta cidade, onde se casa no mesmo ano com D. Taninha Rocha, filha do nosso saudoso conterrâneo Antônio Camillo Teixeira Fontes.

Em 1920 passou a dirigir “O Rio Casca”, em 1921 foi eleito vereador geral da comarca de Rio Casca.
Em janeiro de 1923 é eleito presidente da câmara de Rio Casca, e presta relevante serviço ao nosso município. Inaugura a luz elétrica em São Pedro dos Ferros em 18 de fevereiro de 1923.
Reforma do serviço de eletricidade de Rio Casca em 1923, instala a 1ª linha de telefone em Rio Casca em julho de 1923.

Participa ativamente da instalação da herma de Furriel Ângelo Vieira de Souza em 1925. Consegue ligar por estrada Rio Casca a Santo Antônio do Grama.
Inicia no seu mandato o movimento para construção do hospital de Rio Casca em 1924, inaugura o serviço de água potável em Jurumirim.

No seu governo é instalada a câmara de Rio Casca em 1925.
Em 1926 deixa a presidência da câmara de Rio Casca, e é eleito presidente da 1ª câmara municipal de Raul Soares.

O Dr. Edmundo Rocha, prestou relevantes serviços a Rio Casca, como advogado foi exemplo em sua profissão, como político lutou para melhorar nossa cidade, preocupava com a educação criando mais tarde juntamente com outros o nosso colégio, foi homenageado em nossa cidade, pelos grandes serviços prestados onde o Fórum leva o nome de Edmundo Rocha.

Fonte: ARCA - Associação Amigos de Rio Casca

Nenhum comentário:

Postar um comentário