Anúncio

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Saiba como foi o lançamento do livro: Memórias de Rio Casca, marcas de um tempo que não se apagou

Foto: Raquel Assunção
Neste último sábado (1 de julho), foi lançado no Automóvel Clube de Rio Casca o segundo livro que tem como tema a história de nossa querida Rio Casca, intitulado "Memórias de Rio Casca, marcas de um tempo que não se apagou". O evento teve início às 21 horas e contou com a presença maciça de rio-casquenses que residem na cidade e de muitos que vieram de outras cidades e estados para prestigiar.

A oradora do evento foi a Cláudia Paniago, que faz parte da diretoria da ARCA e foi responsável pela decoração do evento, que foi muito elogiada pelos presentes.

A Banda Santa Cecília abrilhantou o evento, executando músicas que encantaram os presentes, mostrando o motivo pelo qual teve um capítulo dedicado à ela no livro, no qual retrata a sua participação nos grandes eventos do município.

Primeiramente foram convidados à comporem a mesa, o Presidente da ARCA Michel Carelli, o membro da equipe técnica do livro, o Tarcísio de Paula Cardoso, a escritora Raquel Rossini e o historiador Gláucio Batista Vieira, que faz parte da diretoria da ARCA e responsável pela pesquisa destinada à realização do livro.



Após a mesa estar composta, o presidente da ARCA Michel Carelli foi convidado a se pronunciar, oportunidade na qual falou da alegria em ver a casa cheia, e a importância de se ter registrado em livros a história, evitando-se assim que se perca com o tempo. Agradeceu aos presentes, à diretoria da ARCA, a equipe técnica, à Câmara Municipal de Rio Casca na pessoa do Presidente Roberto Ribeiro Reis, à prefeitura Municipal e à escritora Raquel.

A professora Aparecida Izidório foi convidada à recitar a poesia de sua autoria "Evocações", escrito na ocasião do lançamento do primeiro livro, Rio Casca, Apontamentos.
A Sra. Geraldinha foi convidada a declamar o Hino Nacional Brasileiro, o qual o fez cheia de emoção e talento.

Foi convidado a ir ao microfone o Sr. Tarcísio de Paula Cardoso, o qual destacou as dificuldades em se remontar uma história tão complexa como a de Rio Casca e a importância de se preservar documentos e valorizar nossa história. Citou como exemplo o pontilhão de nossa cidade, linda obra da arquitetura inglesa que está abandonada.

Posteriormente o Sr. Gláucio Batista Vieira foi convidado a falar, momento em que agradeceu à todos os responsáveis por tornar realidade aquele livro e aquele evento, além de agradecer todo o apoio que a ARCA recebe do poder público no que tange a cultura de nossa cidade.

A autora do livro Raquel Rossini finalizou os discursos, se apresentando e contando como surgiu sua história com nossa Rio Casca, dizendo que apesar de conhecer nossa cidade há poucos anos, nutre um forte sentimento pelo local, já que seu pai é nascido aqui e desde sempre ouve falar sobre a cidade.
Falou também sobre como se sente acolhida aqui e como foi rica a pesquisa para a escrita do livro.

Após os pronunciamentos ocorreu o momento das homenagens.

O responsável pelo acervo da ARCA, o Sr. Edson Hudson e esposa, foram convidados à entregarem um troféu de agradecimento ao prefeito municipal por todo o apoio no projeto do livro. Edson agradeceu ao prefeito, que logo após subiu ao púlpito e se pronunciou.

O presidente da ARCA Michel Carelli e esposa foram convidados à entregarem a homenagem ao presidente da Câmara Municipal de Rio Casca, o Sr. Roberto Ribeiro Reis, e agradeceu pela sensibilidade cultural demonstrada pelo nobre vereador, que sempre está disposto à ajudar a ARCA e o que tange a cultura em nosso município.
O vereador Roberto agradeceu e disse que a Câmara Municipal está sempre ao lado de atitudes que visam ampliar os benefícios para o município e que o apoio à cultura não deveria ser visto como uma opção, e sim uma obrigação dos órgãos públicos.

O Sr. Gláucio Batista Vieira e esposa, foram convidados a entregarem a homenagem aos diretores do Colégio Equipe, o Sr. Marrom e a Sra. Cláudia, que sempre apoiam as ações benéficas em prol do município, principalmente da cultura, agradeceu pela disponibilidade em decorar o clube para o evento e a todo o apoio dado à ARCA.
O Sr. Marrom agradeceu a homenagem e disse que lutará até o fim pela educação, pois é nisso que acredita e é assim que ele pretende trabalhar. Falou sobre as dificuldades vividas pelo país e ressaltou a necessidade da união e da ajuda mútua neste momento de crise.

Após as homenagens, os presentes foram convidados para um coquetel ao som do músico Felipe Bedetti que encantou os presentes com seu repertório de ótimo gosto e excelente execução. Os presentes puderam então adquirir o livro, bater um papo com a autora e ganhar uma dedicatória assinada pela escritora.

Destaque para a atitude da ARCA, que distribuiu gratuitamente os livros para os professores presentes.


Foto: Raquel Assunção

Michel Carelli
Presidente da ARCA
Foto: Raquel Assunção

Foto: Raquel Assunção


Raquel Rossini
Autora do Livro
Foto: Raquel Assunção

Tarcísio de Paula Cardoso
Comissão técnica do livro
Foto: Raquel Assunção


Nenhum comentário:

Postar um comentário