Estacionar a menos de cinco metros de uma esquina é proibido de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, mas em Rio Casca muitos motoristas insistem em burlar a lei. O Código Brasileiro de Trânsito estabelece multa de R$ 85,12 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem comete a infração.
A irregularidade prejudica o campo de visão dos demais condutores e pode contribuir acidentes. O risco é grande porque atrapalha a visibilidade de quem tem que tomar a decisão de atravessar uma via preferencial. O motorista acaba fazendo uma manobra arriscada. Na procura por uma vaga, muitos motoristas acabam escolhendo passar em cima da lei e deixam os carros próximos às esquinas.
A situação faz com que outros condutores avancem com seus veículos para ganhar visão. Com isso, podem ocorrer colisões.
É comum ao andarmos pela cidade, principalmente pelas avenidas principais, carros estacionados na esquina.
Atenção senhores motoristas, vamos respeitar e fazer uma cidade mais segura para todos!
Primeiro o município tem que gerar mais vagas para estacionamento. Depois fiscalizar.
ResponderExcluirMuito bom o comentário do Anônimo acima!
ResponderExcluirRealmente, uma preocupação que deve ser levantada não só aqui, mas em geral, é a criação de vagas para estacionamento, pois houve um aumento gigante de veículos nos últimos anos.
Lembro da minha infância brincando de bola na rua, hoje a mesma rua é ocupada por veículos de ponta a ponta.
Mas não acredito que isso seja motivo para estacionar de forma irregular, pois isso gera risco para pedestres e motoristas. Se usarmos essa lógica iremos estacionar nos passeios, dentro das praças e outros locais.
Mas isso vale uma discussão interessante!