Anúncio

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Eleitores podem denunciar crimes eleitorais pelo celular e de forma anônima

Se você tem conhecimento de algum crime eleitoral, seja de um candidato a vereador ou prefeito, poderá fazer a denúncia de forma anônima utilizando apenas o celular.
A Justiça Eleitoral disponibiliza mais uma ferramenta de denúncia de irregularidades nas campanhas. O Tribunal Regional Eleitoral compartilha o aplicativo Pardal, que permite a qualquer interessado denunciar propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina pública, entre outros.


O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online para dispositivos móveis que comportem os sistemas iOS e Android. Seu funcionamento é muito simples: ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, o cidadão tira uma foto ou faz um vídeo e, por meio do aplicativo, envia o material. Deve ser informado quem é o denunciado, o tipo e a descrição da irregularidade e onde o fato ocorreu (município, bairro e local, com endereço ou ponto de referência). Só pode ser enviada uma foto ou um vídeo por denúncia, que é encaminhada diretamente ao Ministério Público Eleitoral para análise.

O Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Com o lançamento pelo TSE, o aplicativo passa a ter caráter nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário