Anúncio

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Waldir Rodrigues: Um ícone em nossa cidade!

Waldir Rodrigues foi um dos locutores esportivos de maior sucesso no Brasil. Premiado com três Troféus Gandula consecutivos, quando trabalhava em São Paulo, nas rádios Globo e Bandeirantes. 

Na época, era o prêmio mais cobiçado da categoria no país. Em 1959 transmitiu pela Rádio Itatiaia o primeiro jogo de uma emissora mineira do exterior. De Buenos Aires, Campeonato Sul-Americano (hoje Copa América), Brasil x Argentina, junto com Januário Carneiro e Osvaldo Faria. Foi quando o Januário, fundador da Itatiaia, disse a frase que ficou famosa e até hoje abre as transmissões esportivas da emissora: “Nós abrimos para o rádio de Minas, o caminho de todos os continentes”. 


Trabalhou também nas rádios Guarani, Capital, Inconfidência e Mineira e fez transmissões para várias emissoras do interior. Aposentou-se na Mineira. Era conhecido como “O mais internacional dos locutores”, já que era o jornalista mais viajado de Minas e um dos mais viajados do Brasil para o exterior. Hoje, com 80 anos de idade, Waldir Rodrigues está no asilo Padre Antônio Ribeiro Pinto, na cidade de Rio Casca. Mas que ninguém pense que ele foi abandonado ou que esteja só ou triste com esta situação.

Muito pelo contrário
A opção foi dele mesmo, nascida de uma conversa com o filho Fernando, engenheiro ambiental em Viçosa. Depois de uma visita a ele, em Belo Horizonte, Fernando o achou “largado”, bebendo muito em função da aposentadoria, da falta do que fazer e da separação da segunda esposa, Fabiana. Waldir concordou com ele e acatou a sugestão de ir para este asilo, na cidade da primeira esposa, Nilce.

A diretora da casa, Célia Alvarenga informou ao diretor da rádio local, Extra FM, Álisson Ribeiro, que não perdeu a oportunidade de ter em seus quadros alguém com esta bagagem e competência. Convidou o Waldir a dividir com ele a apresentação do programa “Extra News”, de segunda a sexta-feira, de 11h20 às 12h30, onde eles dão notícias de tudo, comentam e entrevistam, dedicando o último bloco ao futebol.

Força de expressão
A palavra “asilo” é pesada para o local, que na verdade é uma casa de repouso, muito bem estruturada, onde os moradores têm toda assistência médica, psicológica e social. Waldir Rodrigues está lá há sete anos e poucos meses depois de chegar a notícia se espalhou na cidade.

Waldir Rodrigues pode ser ouvido pela internet no endereço www.extra105.com.brnesta rádio de nove anos de existência, porém, líder de audiência na região e fundada pelo próprio Álisson Ribeiro. 

Matéria retirada do Blog do Chico Maia, publicada em 21 de dezembro de 2014

NOTA DO AUTOR (Michel Carelli)
Estive poucas vezes com o Waldir Rodrigues e acompanho sempre que posso o programa em que ele participa na rádio Extra.
O pouco contato que tive foi o suficiente para perceber a pessoa ímpar que é o Waldir, simples e com uma bagagem cultural invejável. É uma daquelas pessoas que você pode passar horas conversando e que a conversa sempre continua interessante. É um prazer ter uma pessoa e um profissional como o Waldir Rodrigues em Rio Casca!

Não posso esquecer de parabenizar e agradecer ao Alisson Ribeiro pela iniciativa de levar o Waldir Rodrigues para o programa Extra News.

4 comentários:

  1. Parabéns, pela reportagem, Michel!!! É uma honra para Rio Casca ter uma pessoa com as qualidades do Waldir, disponível, para mostrar toda a sua experiência e conhecimento, que tem nos meios de comunicação, na Rádio Extra. E o Alisson, realmente, está de parabéns pela iniciativa de te-lo por lá! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Washington!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Michel! Parabéns mesmo pela reportagem. Realmente o Sr. Waldir merece todo nosso reconhecimento por tudo que tem feito por nós riocasquenses. Com toda sua inteligência, capacidade e muita sabedoria se torna um riocasquense muito especial. Parabéns Alisson por nos dar essa oportunidade de conhecer e ouvir esse grande sábio na rádio de nossa cidade. Parabéns Michel, pelo artigo e parabéns ao nosso querido Waldir! Abraço de sua fã

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo carinho Leidinha.
    Forte abraço

    ResponderExcluir